Conta ‘Alexandre Files’ afirma que irá expor abusos de Moraes após suspensão da plataforma no Brasil.
Foto: Divulgação/ Antonio Augusto/STF
A plataforma X criou neste sábado (31) a conta “Alexandre Files”, direcionada à divulgação de decisões sigilosas do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O perfil conseguiu 35 mil seguidores em uma hora, de acordo com a CNN. A multa aplicada pelo STF ao X por descumprir decisões judiciais alcançou R$ 18,35 milhões, segundo cálculo do tribunal.
O primeiro “tweet” do perfil anuncia: “Hoje, começamos a lançar luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes em face da lei brasileira”. A criação da página é uma reação do dono do “X”, Elon Musk, depois que Moraes determinou a suspensão imediata da rede social no Brasil, devido a uma série de descumprimento de ordens judiciais. O texto menciona a medida e continua: “Justiça secreta não é justiça. Hoje, dizemos que isso precisa mudar”.
A página aparece nos resultados das ferramentas de busca, mas o link não é acessível para usuários brasileiros da internet. A informação é da CNN, que alega ter tido acesso ao perfil por meio de uma rede que ainda não foi afetada pelo bloqueio determinado pelo ministro.
A conta mostra um suposto mandado, assinado digitalmente no dia 8 de agosto deste ano, para bloquear perfis como os do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o da advogada Paola Daniel, mulher do ex-deputado Daniel Silveira. Além disso, há informações no documento sobre a determinação de afastamento dos sigilos, apresentação dos registros cadastrais e de IP entre abril e julho de 2024, conexões e dados telemáticos.