Pilotos de avião dizem ter visto cerca de 80 óvnis no espaço aéreo brasileiro em 2023

La Moustache

Relatos foram feitos ao Centro Integrado de Defesa Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo no ano passado.

Foto: Reprodução/Internet

O Arquivo Nacional revelou, na última semana, cerca de 30 documentos em que pilotos brasileiros relatam avistar em torno de 80 óvnis (objetos voadores não identificados) no espaço aéreo nacional em 2023. Os informes foram feitos ao Centro Integrado de Defesa Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).

A maioria das fichas remete a região Sul do país, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Um dos casos ocorreu na madrugada de 7 de fevereiro de 2023, por volta das 3h. Um piloto disse que viu no céu de Navegantes, cidade do litoral catarinense, “uma bola pequena a grande (variando)”, a uma velocidade “dez vezes maior que a de um avião comercial”. Ele afirma que a ocorrência é similar a outras reportadas no ano anterior, na mesma região.

A quantidade de relatos é inferior aos 44 registros de 2022, mas bem superior aos nove de 2021. Os relatos são reportados ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) em formulários preenchidos pelos aviadores. A existência do material foi noticiada pelo jornal O Globo.

A Aeronáutica alega que apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional. Acrescenta, ainda, que a não realiza estudos e análises sobre os casos.

Compartilhe!

WhatsApp Telegram Twitter/X

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *