Decisão acontece após uma decisão do Instagram que limita a divulgação de conteúdos políticos na plataforma.
Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as suas redes sociais no último domingo (19) para postar um vídeo pedindo para que os seus seguidores desativem o filtro de restrições a temas políticos adotados recentemente pelo Instagram.
Na postagem, Bolsonaro ensina em 34 segundos o passo a passo de como mudar a configuração implementada pela rede social para reduzir o alcance de temas políticos na rede social.
A Meta, que administra o Instagram e o Face book, adotou a medida para limitar as postagens relacionadas à política. A empresa adotou o filtro para que esse tipo de conteúdo não apareça para os usuários que não seguem os perfis políticos. A decisão vale para todo o mundo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Meta, os usuários do Instagram querem ver menos postagens relacionadas à política, o que teria motivado o uso do filtro. Os posts nas redes sociais administradas pela empresa são recomendados por meio de inteligência artificial.
A Meta ainda emitiu um comunicado em fevereiro deste ano para informar que as publicações com conteúdo político não serão mais recomendadas pela rede social nas abas Explorar, Reels, Recomendações no Feed e Usuários Sugeridos. A decisão não atinge o usuário que já segue páginas com conteúdo político.
Veja vídeo:
Ver esta publicação no Instagram